Adolescentes, Pandemia e ensino remoto – Maria Cristina Petrucci Solé

Maria Cristina Petrucci Solé, psicanalista do Centro Lydia Coriat. Este texto pretende discutir do ponto de vista da teoria psicanalítica e do ponto de vista da clínica, então, do micro universo que rodeia a experiência com adolescentes nesse momento de pandemia. Até o ano passado, a grande queixa e dificuldade dos pais, era em relação […]

Os medos na infância – Silvia Eugenia Molina

Porque um bebê ou uma criança expressam temores, medos? Em primeira instância, podemos dizer que o seu mundo se desestabilizou. E como se compõe o seu mundo? E o que confere estabilidade a ele? A estabilidade depende da possibilidade de se referir, subjetivamente, aos adultos tutelares que se ocupam dos seus cuidados, desde os diversos […]

As crianças e seus territórios de existência: os desafios de seguir o “cuidar e educar” da escola, na pandemia. – Rosane Romanini

O texto que publicamos hoje foi escrito por Rosane Romanini e é fruto da conversa entre Silvia Eugenia Molina, Rosane Romanini e Verônica Ezequiel, na live intitulada: Como os pais, professores e cuidadores podem apresentar a pandemia às crianças? As crianças e seus territórios de existência: os desafios de seguir o “cuidar e educar” da […]

Do que trata o amor dos pais? – Silvia Eugenia Molina

No decorrer do trabalho virtual com professores das escolas infantis, falei sobre esta questão que, na minha experiência clínica com a infância, tem surgido como acentuadamente relevante. Por isto, pensei em escrever algo sobre o que apresentei naquele dia, 20-07-2020, como tema conexo ao que foi anteriormente publicado neste site: “De que maneira os pais, […]

Brincar é necessário? – Silvia Eugenia Molina

Este pequeno texto surgiu para responder a uma das questões que chegaram, antes deste nosso encontro, evento virtual que foi idealizado a partir da publicação, da minha autoria, neste Site, e cujo tema é: “De que maneira os pais e outros cuidadores, podem apresentar a pandemia às crianças? ” Então pensei que teria que fazer […]