Problemas do Desenvolvimento na Infância e Adolescência – Abordagem Interdisciplinar
Este curso aborda o estudo dos problemas do desenvolvimento na infância e na adolescência desde os referenciais teórico-clínicos construídos pela equipe do Centro Lydia Coriat, sustentados pela ética do sujeito desejante, tal como proposto pela psicanálise freudo-lacaniana. Pretende promover articulações teórico-clínicas desde uma abordagem interdisciplinar com o intuito de formar especialistas para atuarem nas áreas educativa e clínica.
Duração:
4 semestres (420 horas)
Frequência:
Encontro mensal de três turnos
Horário:
sexta: 18h - 22h sábado: 08h - 12h e 13h - 17h
Disciplinas
-
Introdução aos problemas do desenvolvimento
- Bases da estimulação precoce
- Eixos da prática clínica I
- Processos do pensamento na criança I
- Desenvolvimento Neuropsicomotor
- Eixos da Prática Clínica II
- Processos do Pensamento II
- Clínica da Estimulação Precoce
- Psicopedagogia Inicial
- Psicopatologia do Lactente e da Pequena Criança
- Desenvolvimento da Linguagem
- Clínica Psicopedagógica
- Psicopatologia
- Direção da Cura
- Psicopatologia da Infância
- Metodologia
- Psicopatologia da Adolescência
- Clínica Psicomotora
Clínica Interdisciplinar em Estimulação Precoce
Essa atividade de ensino vem sendo desenvolvida em nossa sede desde abril de 2003 e justifica-se pela importância de uma abordagem terapêutica precoce às crianças que apresentam problemas do desenvolvimento. Em decorrência da crescente demanda de recursos humanos capacitados na especialidade de “Estimulação Precoce”, este curso propõe a formação de profissionais capacitados para atuar interdisciplinarmente, com crianças de zero a três anos de idade, tanto na área da saúde como da educação.
Duração:
4 semestres (420 horas)
Frequência:
um encontro mensal de três turnos
Horário:
sexta: 18h - 22h sábado: 08h - 12h e 13h - 17h
Disciplinas
-
Introdução aos Problemas do Desenvolvimento Infantil
- Bases da Estimulação Precoce I: aspectos constitucionais do bebê e função materna
- Eixos da Prática Clínica I: estruturação psíquica
- Processos do Pensamento I: o sensório-motor
- Bases da Estimulação Precoce II: estímulo, temporalidade e brincar
- Neurologia I: desenvolvimento neuromotor
- Psicomotricidade na Primeira Infância
- Neonatologia e Pediatria
- Linguagem na Primeira Infância
- Eixos da Prática Clínica II: complexo de édipo, função paterna, transferência e brincar
- Construção Subjetiva do Bebê
- Bases da Estimulação Precoce III: da observação a leitura clínica
- Construção Subjetiva da Pequena Criança
- Processos do Pensamento II: o pré-operatório
- Neurologia II: patologias orgânicas
- Clínica da Estimulação Precoce I: prevenção, detecção e intervenção com o sofrimento psíquico na primeira infância
- Psicopatologia do Bebê e da Criança Pequena
- Clínica da Estimulação Precoce II: problemas neuromotores
- Metodologia
- Direção da Cura
- Psicopedagogia Inicial
- Clínica da Estimulação Precoce III: quadros sensoriais e genéticos
- Clínica da Estimulação Precoce IV: discussão teórico-prática com apresentação dos TCCs