Este curso tem como objetivo estudar o desenvolvimento infantil e as intervenções necessárias perante os possíveis problemas, conforme os eixos da prática clínica sustentada pela equipe inter e transdisciplinar. Dirigido a profissionais das áreas da saúde, educação e cultura, bem como estudantes que estejam cursando o último ano da graduação. Trata-se de um curso intensivo constituído por seminários teórico-clínicos e vídeos ilustrativos das temáticas abordadas. O cronograma inclui também apresentação de um caso proposto e escolhido pelos participantes, com a supervisão de profissionais da equipe. Sugerimos que os alunos interessados em apresentar, tragam os dados relativos ao caso para essa atividade.
Duração:
1 semana (55 horas)
Frequência:
segunda a sexta
Horário:
manhã, tarde e noite
Temas
-
Aspectos estruturais e instrumentais do desenvolvimento;
- Eixos da prática clínica: a interdisciplina e a transdisciplina, a constituição subjetiva, o brincar, a transferência e a direção da cura;
- Organização das construções cognitivas a partir da constituição subjetiva;
- Aspectos cognitivos e deficiência intelectual;
- Psicopatologia do bebê e da criança pequena;
- Clínica interdisciplinar em estimulação precoce; Psicopedagogia inicial;
- Campos conceituais e clínica da linguagem, aprendizagem e psicomotricidade;
- Psicopatologia na infância e adolescência;
- Psicose e autismo;
- Questões da inclusão educativa.