Centro de Estudos

A transdisciplina, na qual a estruturação do sujeito se constitui no ponto de convergência, é o que caracteriza a intervenção terapêutica da equipe. Paralelamente a este trabalho clínico, desenvolvemos desde 1992 no Centro de Estudos Paulo Cesar D’Avila Brandão diversas atividades de ensino dirigidas a profissionais e estudantes das áreas daa saúde, educação e cultura. Veja nos links abaixo em detalhes.

Este curso tem como objetivo estudar o desenvolvimento infantil e as intervenções necessárias perante os possíveis problemas, conforme os eixos da prática clínica sustentada pela equipe inter e transdisciplinar. Dirigido a profissionais das áreas da saúde, educação e cultura, bem como estudantes que estejam cursando o último ano da graduação. Trata-se de um curso intensivo constituído por seminários teórico-clínicos e vídeos ilustrativos das temáticas abordadas. O cronograma inclui também apresentação de um caso proposto e escolhido pelos participantes, com a supervisão de profissionais da equipe. Sugerimos que os alunos interessados em apresentar, tragam os dados relativos ao caso para essa atividade.

Duração:

1 semana (55 horas)

Frequência:

segunda a sexta

Horário:

manhã, tarde e noite

Temas

  • Aspectos estruturais e instrumentais do desenvolvimento;
  • Eixos da prática clínica: a interdisciplina e a transdisciplina, a constituição subjetiva, o brincar, a transferência e a direção da cura;
  • Organização das construções cognitivas a partir da constituição subjetiva;
  • Aspectos cognitivos e deficiência intelectual;
  • Psicopatologia do bebê e da criança pequena;
  • Clínica interdisciplinar em estimulação precoce; Psicopedagogia inicial;
  • Campos conceituais e clínica da linguagem, aprendizagem e psicomotricidade;
  • Psicopatologia na infância e adolescência;
  • Psicose e autismo;
  • Questões da inclusão educativa.