Centro de Estudos

A transdisciplina, na qual a estruturação do sujeito se constitui no ponto de convergência, é o que caracteriza a intervenção terapêutica da equipe. Paralelamente a este trabalho clínico, desenvolvemos desde 1992 no Centro de Estudos Paulo Cesar D’Avila Brandão diversas atividades de ensino dirigidas a profissionais e estudantes das áreas daa saúde, educação e cultura. Veja nos links abaixo em detalhes.

Problemas do Desenvolvimento na Infância e Adolescência – Abordagem Interdisciplinar

Este curso aborda o estudo dos problemas do desenvolvimento na infância e na adolescência desde os referenciais teórico-clínicos construídos pela equipe do Centro Lydia Coriat, sustentados pela ética do sujeito desejante, tal como proposto pela psicanálise freudo-lacaniana. Pretende promover articulações teórico-clínicas desde uma abordagem interdisciplinar com o intuito de formar especialistas para atuarem nas áreas educativa e clínica.

Duração:

4 semestres (420 horas)

Frequência:

Encontro mensal de três turnos

Horário:

sexta: 18h - 22h sábado: 08h - 12h e 13h - 17h

Disciplinas

  • Introdução aos problemas do desenvolvimento
  • Bases da estimulação precoce
  • Eixos da prática clínica I
  • Processos do pensamento na criança I
  • Desenvolvimento Neuropsicomotor
  • Eixos da Prática Clínica II
  • Processos do Pensamento II
  • Clínica da Estimulação Precoce
  • Psicopedagogia Inicial
  • Psicopatologia do Lactente e da Pequena Criança
  • Desenvolvimento da Linguagem
  • Clínica Psicopedagógica
  • Psicopatologia
  • Direção da Cura
  • Psicopatologia da Infância
  • Metodologia
  • Psicopatologia da Adolescência
  • Clínica Psicomotora

Clínica Interdisciplinar em Estimulação Precoce

Essa atividade de ensino vem sendo desenvolvida em nossa sede desde abril de 2003 e justifica-se pela importância de uma abordagem terapêutica precoce às crianças que apresentam problemas do desenvolvimento. Em decorrência da crescente demanda de recursos humanos capacitados na especialidade de “Estimulação Precoce”, este curso propõe a formação de profissionais capacitados para atuar interdisciplinarmente, com crianças de zero a três anos de idade, tanto na área da saúde como da educação.

Duração:

4 semestres (420 horas)

Frequência:

um encontro mensal de três turnos

Horário:

sexta: 18h - 22h sábado: 08h - 12h e 13h - 17h

Disciplinas

  • Introdução aos Problemas do Desenvolvimento Infantil
  • Bases da Estimulação Precoce I: aspectos constitucionais do bebê e função materna
  • Eixos da Prática Clínica I: estruturação psíquica
  • Processos do Pensamento I: o sensório-motor
  • Bases da Estimulação Precoce II: estímulo, temporalidade e brincar
  • Neurologia I: desenvolvimento neuromotor
  • Psicomotricidade na Primeira Infância
  • Neonatologia e Pediatria
  • Linguagem na Primeira Infância
  • Eixos da Prática Clínica II: complexo de édipo, função paterna, transferência e brincar
  • Construção Subjetiva do Bebê
  • Bases da Estimulação Precoce III: da observação a leitura clínica
  • Construção Subjetiva da Pequena Criança
  • Processos do Pensamento II: o pré-operatório
  • Neurologia II: patologias orgânicas
  • Clínica da Estimulação Precoce I: prevenção, detecção e intervenção com o sofrimento psíquico na primeira infância
  • Psicopatologia do Bebê e da Criança Pequena
  • Clínica da Estimulação Precoce II: problemas neuromotores
  • Metodologia
  • Direção da Cura
  • Psicopedagogia Inicial
  • Clínica da Estimulação Precoce III: quadros sensoriais e genéticos
  • Clínica da Estimulação Precoce IV: discussão teórico-prática com apresentação dos TCCs

Psicomotricidade: Clínica e Educação

A Psicomotricidade é um aspecto instrumental do desenvolvimento que tem duas áreas de atuação, no campo educativo e no campo clínico. Se ocupa do corpo em movimento do sujeito, isto significa que os movimentos produzidos pelo organismo não são idênticos em todas as pessoas, porque a motricidade também depende da história particular e das experiências vividas desde bebê. No campo educativo a Psicomotricidade é um recurso importante para promover o desenvolvimento. No campo clínico a Psicomotricidade se ocupa de diagnosticar as causas pelas quais podem haver fracassos do corpo em movimento, pela presença de torpeza, hiperatividade, inibição, debilidade motriz, dispraxias, diversos quadros psicomotores.

Duração:

4 semestres (420 horas)

Frequência:

um encontro mensal de três turnos

Horário:

sexta: 18h - 22h sábado: 08h - 12h e 13h - 17h

Disciplinas

  • Fundamentos da Psicomotricidade
  • Processos de Pensamento
  • Psicomotricidade na Primeira Infância
  • Desenvolvimento Neuropsicomotor
  • Estruturação do Sujeito Psíquico
  • Psicomotricidade na Segunda Infância
  • Prática Corporal I
  • Psicomotricidade e Interdisciplina – Aprendizagem
  • Psicomotricidade nos Transtornos Orgânicos
  • Psicopatologia na Infância
  • Direção da Cura
  • Quadros Psicomotores
  • Metodologia Científica
  • Prática Corporal II
  • Psicomotricidade na Adolescência
  • Clínica Psicomotora