Escritos da Criança nº 7

E seguindo as apresentações dos resumos dos artigos que compõem o Escritos da Criança nº 7, apresentamos o texto de Norma Filidoro, convidada que irá partilhar conosco sua fala na Jornada Processos Inclusivos, Educação e Interdisciplina, que acontecerá dia 13/8. Inscrições abertas!

O que fazemos na escola, os profissionais de saúde?

O propósito deste artigo é tornar visível a responsabilidade dos profissionais de saúde quanto à inclusão educativa. Para isso, partimos de dois conceitos: o de estrutura dialógica e o de intervenção. Pensar em termos do dialógico nos permite tornar visível que formamos parte dos processos de inclusão/exclusão educativa enquanto centro organizador e formador de produção do outro (docente, escola), que não está em seu interior, mas sim na interação da qual fazemos parte. Pensar em termos de intervenção com seus dois lados: o da intromissão e o da cooperação, permite-nos tender à sua desnaturalização: trata-se de um dispositivo de saúde o qual se intromete no espaço da educação, na sala de aula, na escola.

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