“Princípios clínicos da detecção precoce e indicadores de risco psíquico para o desenvolvimento infantil”

Julieta Jerusalinsky, especialista em clínica com bebês e psicanalista, ministrou no dia 7 de julho em Goiânia uma aula pública. Veja a gravação clicando aqui.

Membro do Centro de Problemas do Desenvolvimento Infantil, Centro Lydia Coriat, Especialista em Clínica da Estimulação Precoce (na Argentina) e com Mestrado e Doutorado em psicologia clínica (PUC-SP), a psicanalista discorreu no encontro, realizado no auditório do Grupo Jaime Câmara, sobre o protocolo IRDI (Indicadores Clínicos de Risco para o Desenvolvimento Infantil). Diante da nova lei aprovada sobre a detecção de risco psíquico, que passará a ocorrer de forma obrigatória, a partir de outubro, por profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS) que realizam o acompanhamento do desenvolvimento de bebês, a especialista em primeira infância destacou a importância de que se detecte, entre os 0 e os 18 meses de vida, se algo não vai bem a fim de intervir o quanto antes. Isso favorece a constituição e permite mudar o rumo de uma vida, em lugar de esperar o fechamento de um diagnóstico patológico.
Além de apresentar o protocolo IRDI, ela apresentou os princípios clínicos da detecção precoce centrada na promoção de saúde versus a patologização da primeira infância.