Escritos da Criança Nº 7

Para seguirmos pensando na Inclusão, temática do nosso próximo Escritos da Criança Nº 7, que será lançado na nossa Jornada do dia 13/Agosto, trazemos mais um resumo do texto de Elaine Milmann e Carolina Viola.

Vamos conversar sobre a Educação inclusiva? Diretrizes, Direitos e Dizeres da Inclusão

No ano de 2016 já passaram duas décadas desde a fundamentação e regulamentação dos princípios de uma proposta de Educação Inclusiva pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira (LDB 9394/96). Mas para que se efetivem determinadas mudanças no contexto social e educacional necessárias à inclusão, é preciso ir além da letra da lei. É preciso realizar uma virada epistemológica acerca de como concebemos o lugar do outro na sociedade e na escola, provocando um deslocamento em nossa posição na linguagem, afetando nossos atos e práticas. Como seres históricos, precisamos modificar atitudes e descalçar preconceitos, como se fossem sapatos sujos que precisam ser deixados soleira da porta dos tempos novos para construirmos uma atitude inclusiva no contexto educacional e social.

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