Problemas do Desenvolvimento na Infância e Adolescência – Abordagem Interdisciplinar
Este curso aborda o estudo dos problemas do desenvolvimento na infância e na adolescência desde os referenciais teórico-clínicos construídos pela equipe do Centro Lydia Coriat, sustentados pela ética do sujeito desejante, tal como proposto pela psicanálise freudo-lacaniana. Pretende promover articulações teórico-clínicas desde uma abordagem interdisciplinar com o intuito de formar especialistas para atuarem em diferentes áreas como saúde, educação ou outras.
Duração:
4 semestres (420 horas)
Frequência:
Aulas online, mensais, em 2 finais de semana
Horário:
sexta: 18h30 - 21h30 sábado: 8h30 - 11h30
Disciplinas
-
Introdução aos problemas do desenvolvimento
- Bases da estimulação precoce
- Eixos da prática clínica I
- Processos do pensamento na criança I
- Desenvolvimento Neuropsicomotor
- Eixos da Prática Clínica II
- Processos do Pensamento II
- Clínica da Estimulação Precoce
- Psicopedagogia Inicial
- Psicopatologia do Lactente e da Pequena Criança
- Desenvolvimento da Linguagem
- Clínica Psicopedagógica
- Psicopatologia
- Direção da Cura
- Psicopatologia da Infância
- Metodologia
- Psicopatologia da Adolescência
- Clínica Psicomotora
Clínica Interdisciplinar em Estimulação Precoce
Esse curso de especialização vem sendo oferecido desde abril de 2003 propondo uma abordagem terapêutica precoce às crianças que apresentam problemas do desenvolvimento. O Centro Lydia Coriat está atento à crescente demanda de recursos humanos capacitados na especialidade de “Estimulação Precoce” e, por isso, propõe a formação de profissionais para atuarem interdisciplinarmente, com crianças de zero a três anos de idade, nas áreas da saúde, educação ou outras.
Duração:
4 semestres (420 horas)
Frequência:
aulas online, mensais, em 2 finais de semana
Horário:
sexta: 18h30 - 21h30 sábado: 8h30 - 11h30
Disciplinas
-
Introdução aos Problemas do Desenvolvimento Infantil
- Bases da Estimulação Precoce I: aspectos constitucionais do bebê e funções parentais
- Eixos da Prática Clínica I: estruturação psíquica
- Processos do Pensamento I: o sensório-motor
- Bases da Estimulação Precoce II: estímulo, temporalidade e brincar
- Neurologia I: desenvolvimento neuromotor
- Psicomotricidade na Primeira Infância
- Neonatologia e Pediatria
- Linguagem na Primeira Infância
- Eixos da Prática Clínica II: complexo de édipo, função paterna, transferência e brincar
- Construção Subjetiva do Bebê
- Bases da Estimulação Precoce III: da observação a leitura clínica
- Construção Subjetiva da Pequena Criança
- Processos do Pensamento II: o pré-operatório
- Neurologia II: patologias orgânicas
- Clínica da Estimulação Precoce I: prevenção, detecção e intervenção com o sofrimento psíquico na primeira infância
- Psicopatologia do Bebê e da Criança Pequena
- Clínica da Estimulação Precoce II: problemas neuromotores
- Metodologia
- Direção da Cura
- Psicopedagogia Inicial
- Clínica da Estimulação Precoce III: quadros sensoriais e genéticos
- Clínica da Estimulação Precoce IV: discussão teórico-prática com apresentação dos TCCs