Centro de Estudos

A transdisciplina, na qual a estruturação do sujeito se constitui no ponto de convergência, é o que caracteriza a intervenção terapêutica da equipe. Paralelamente a este trabalho clínico, desenvolvemos desde 1992 no Centro de Estudos Paulo Cesar D’Avila Brandão diversas atividades de ensino dirigidas a profissionais e estudantes das áreas daa saúde, educação e cultura. Veja nos links abaixo em detalhes.

Problemas do Desenvolvimento na Infância e Adolescência – Abordagem Interdisciplinar

Este curso aborda o estudo dos problemas do desenvolvimento na infância e na adolescência desde os referenciais teórico-clínicos construídos pela equipe do Centro Lydia Coriat, sustentados pela ética do sujeito desejante, tal como proposto pela psicanálise freudo-lacaniana. Pretende promover articulações teórico-clínicas desde uma abordagem interdisciplinar com o intuito de formar especialistas para atuarem em diferentes áreas como saúde, educação ou outras.

Duração:

4 semestres (420 horas)

Frequência:

Aulas online, mensais, em 2 finais de semana

Horário:

sexta: 18h30 - 21h30 sábado: 8h30 - 11h30

Disciplinas

  • Introdução aos problemas do desenvolvimento
  • Bases da estimulação precoce
  • Eixos da prática clínica I
  • Processos do pensamento na criança I
  • Desenvolvimento Neuropsicomotor
  • Eixos da Prática Clínica II
  • Processos do Pensamento II
  • Clínica da Estimulação Precoce
  • Psicopedagogia Inicial
  • Psicopatologia do Lactente e da Pequena Criança
  • Desenvolvimento da Linguagem
  • Clínica Psicopedagógica
  • Psicopatologia
  • Direção da Cura
  • Psicopatologia da Infância
  • Metodologia
  • Psicopatologia da Adolescência
  • Clínica Psicomotora

Clínica Interdisciplinar em Estimulação Precoce

Esse curso de especialização vem sendo oferecido desde abril de 2003 propondo uma abordagem terapêutica precoce às crianças que apresentam problemas do desenvolvimento. O Centro Lydia Coriat está atento à crescente demanda de recursos humanos capacitados na especialidade de “Estimulação Precoce” e, por isso, propõe a formação de profissionais para atuarem interdisciplinarmente, com crianças de zero a três anos de idade, nas áreas da saúde, educação ou outras.

Duração:

4 semestres (420 horas)

Frequência:

aulas online, mensais, em 2 finais de semana

Horário:

sexta: 18h30 - 21h30 sábado: 8h30 - 11h30

Disciplinas

  • Introdução aos Problemas do Desenvolvimento Infantil
  • Bases da Estimulação Precoce I: aspectos constitucionais do bebê e funções parentais
  • Eixos da Prática Clínica I: estruturação psíquica
  • Processos do Pensamento I: o sensório-motor
  • Bases da Estimulação Precoce II: estímulo, temporalidade e brincar
  • Neurologia I: desenvolvimento neuromotor
  • Psicomotricidade na Primeira Infância
  • Neonatologia e Pediatria
  • Linguagem na Primeira Infância
  • Eixos da Prática Clínica II: complexo de édipo, função paterna, transferência e brincar
  • Construção Subjetiva do Bebê
  • Bases da Estimulação Precoce III: da observação a leitura clínica
  • Construção Subjetiva da Pequena Criança
  • Processos do Pensamento II: o pré-operatório
  • Neurologia II: patologias orgânicas
  • Clínica da Estimulação Precoce I: prevenção, detecção e intervenção com o sofrimento psíquico na primeira infância
  • Psicopatologia do Bebê e da Criança Pequena
  • Clínica da Estimulação Precoce II: problemas neuromotores
  • Metodologia
  • Direção da Cura
  • Psicopedagogia Inicial
  • Clínica da Estimulação Precoce III: quadros sensoriais e genéticos
  • Clínica da Estimulação Precoce IV: discussão teórico-prática com apresentação dos TCCs